"Coloque um rato sedento em uma caixa fechada com uma alavanca que se pressionada libera uma gota d’água. Ensine-o a pressionar a alavanca e ele o fará muitas vezes, até saciar sua sede. Se em uma dessas ocasiões a consequência for retirada (a gota d’água) o pressionar a barra diminiuirá podendo chegar a zero. Mas se em alguns momentos ele receber água e outros não, ou seja, a consequência for intermitente, aí meu amigo, ele vai ser um rato muito insistente e pressionará muito a sua barra.
Agora imagine você escrevendo algo no Facebook, como “as fotos da festa ficaram ótimas”. 5 pessoas curtiram isso. Esse “curtir” funciona como a água: é o estímulo reforçador que manterá você escrevendo no site. Imagine que em momentos ninguém curtiu o que você posta, em outros poucas pessoas curtiram e em outros muitas pessoas curtiram. Aí você já foi “pego”, pois mesmo que ninguém tenha curtido algo que você postou, é provável que você continue postando, pois em outras ocasiões muitas pessoas curtiram
Ou seja, em parte o sucesso do Facebook é a função “curtir” do site que funciona como um reforçador positivo para nossas respostas de escrever.
Alguns pesquisadores da Itália resolveram explicar que o Facebook é agradável mas de outra maneira: medindo as respostas fisiológicas da pessoa. Eles mediram a condutância da pele, volume de sangue do pulso, eletroencefalograma, eletromiografia, a atividade respiratória e a dilatação da pupila de 30 sujeitos saudáveis em 3 diferentes condições: relaxamento, mostrando slides do seu perfil no Facebook e uma condição de estresse. "
(Leia o texto completo aqui)
•••
"O ruim de ser novo e viver a sua juventude na era da tecnologia, é aguentar os velhos e ultrapassados dando pitaco no que eles não conhecem. Um exemplo simples e clássico é o computador, minha mãe sempre diz "Jucicleudo, sai desse computador, vai ler alguma coisa menino" ai eu pergunto: ela acha que eu estou fazendo o que, jogando boliche? .
A mesma coisa é ela implicando com meu Facebook, Twitter, G+, Forms, tumblr e meu blog eu não aguento mais... fica falando que eu estou viciado só porque eu agora só saiu de noite e de dia fico aqui, vê se pode? Não reclamo do vício de novela dela."
"Esse meu filho não tem mais jeito, só vive na frente daquele treco não pega um livro pra ler. Não come, não bebe, parece um zumbi se desliga do mundo. Não vejo ele sair com os amigos aliás faz tempo que não os vejo também, se bobear estão nesse mesmo vício de iorgut.., iorkut, orkut sei lá.
Depoimento de: Jucicleudo Ramos
"O ruim de ser novo e viver a sua juventude na era da tecnologia, é aguentar os velhos e ultrapassados dando pitaco no que eles não conhecem. Um exemplo simples e clássico é o computador, minha mãe sempre diz "Jucicleudo, sai desse computador, vai ler alguma coisa menino" ai eu pergunto: ela acha que eu estou fazendo o que, jogando boliche? . A mesma coisa é ela implicando com meu Facebook, Twitter, G+, Forms, tumblr e meu blog eu não aguento mais... fica falando que eu estou viciado só porque eu agora só saiu de noite e de dia fico aqui, vê se pode? Não reclamo do vício de novela dela."
•••
Depoimento de: dona Jucicleuda Ramos
"Esse meu filho não tem mais jeito, só vive na frente daquele treco não pega um livro pra ler. Não come, não bebe, parece um zumbi se desliga do mundo. Não vejo ele sair com os amigos aliás faz tempo que não os vejo também, se bobear estão nesse mesmo vício de iorgut.., iorkut, orkut sei lá.
Esses dias mesmo acordei 5 horas da manhã e ele acordado mexendo com os olhos vermelhos como se estivesse com conjuntivite, quando me viu tomou um susto como se estivesse fazendo algo muito errado e foi logo tratando de desligar finalmente aquele treco, infelizmente vejo meu filho como um viciado da internet."
(obs: Os depoimentos são fictícios.)
•••
Opinião Pessoal
Não é de costume eu expor minha opinião nos meus textos, até porque são feitos pra você criar a sua, mas nesse texto terei de expor porque toca na ferida rs.
Para mim vício é você se prejudicar em fazer outra coisa mais importante pelo seu vício que é inútil, como jogar jogos de azar por exemplo ao comprar um remédio pra você ou qualquer outra pessoa, menos que isso, não te atrapalhando ou prejudicando seus compromissos mais importantes, é divertimento.
E o que você acha ? , será que você é um dependente cibernético ?
Pergunte,Opine,Afirme,Crie,Seja Original!

Por um milagre divino, hoje não me considero mais uma viciada em internet e me sinto aliviada por isso.
ResponderExcluirÉ bem verdade que vícios costumam ser algo que não nos prejudicam que nos fazem mal e tudo, assim como cita o exemplo, mas a verdade é que tudo o que é de mais, tudo em excesso faz mal, e muito mal.
Na maioria das vezes é bom a gente observar com que frequencia nossos pais reclamam de não sairmos de frente do pc, e começar a notar quando deixamos de nos socializar com os amigos pessoalmente pra estar fazendo isso só por internet, o que não é muito legal...
Resumindo a minha opinião: O que não podemos é viver em função da internet e não deixar que só sobrevivamos a base de tecnologia. Isso não é ser antiquado, mas sim realista. Nem sempre é necessário ficar apenas na frente de uma tela, quando podemos ficar frente a frente com alguém ou até mesmo com um livro 'à moda antiga'.
ficaadica.
Meu pai e minha mãe pedem para eu sair por causa do meu vicio de internet, mas eu acho que eu não sou viciada por que eu quero ser, mas porque ninguem me leva pra sair por ai.Eu as vezes enjoo de internet,por causa de eu não conhecer sites muitos legais, porem o Facebook me salva sempre tanto pelos jogos quanto pelas comunidades.Sou igual a você e nao acho que esteja errado.
ResponderExcluirrs, ótima opinião. Gostei da sinceridade :)
ResponderExcluirSou uma viciada confessa em redes sociais.
ResponderExcluirMas acho q isso esta me prejudicando de alguma forma pq qndo estou conversando com amigos virtualmente sou uma pessoa totalmente desinibida mas qndo estou em um ambiente com contato real como uma festa ou em um grupo de amigos fico mto timida.
Tudo em demasia eh ruim, portanto devo dosar ou mesmo controlar esse anseio de estar conectada a todo momento pra que nao fike totalmente alheia ao muundo.